antf.org.br

Você está aqui: Home Artigos

Ferrovias investem em campanhas no carnaval

*Rodrigo Vilaça - 08/02/2013
O Carnaval, a maior festa popular do Brasil, leva multidões de brasileiros e estrangeiros que visitam o País às ruas para desfrutar os quatro dias de folia embalados ao som de sambas e marchinhas. Mas, neste cenário de festejos, há um aumento elevado no consumo de bebidas alcoólicas, drogas e na circulação de pessoas nas ruas. Este somatório nem sempre resulta em alegria.
As concessionárias de ferrovias conhecem bem essa realidade. Por isso, todos os anos, investem em campanhas para alertar a população sobre os cuidados com a saúde e com a segurança, principalmente nas proximidades das linhas férreas.
A Ferrovia Centro-Atlântica(FCA) e a Ferrovia Norte-Sul(FNS), empresas do Grupo Valor da Logística Integrada (VLI), farão a distribuição de material educativo nos cruzamentos entre ruas e ferrovias - nas chamadas passagens em nível (PNs). Também serão afixados cartazes em bares e serão ministradas palestras em escolas situadas nas proximidades dos trilhos de trem. O foco destas ações é de passar a mensagem aos pedestres e motoristas para que aproveitem o carnaval sem riscos, respeitando os avisos de “Pare, Olhe e Escute”, e consumam álcool de forma responsável. A campanha será realizada, em 29 municípios dos estados de Minas Gerais (MG), São Paulo (SP), Goiás (GO), Maranhão (MA) e Distrito Federal (DF).
A MRS Logística também reforçará as suas campanhas educativas durante o período de Carnaval. Serão afixados cartazes e distribuídos leques em bares e locais onde são realizadas as festas. Além de, aproximadamente 200 colaboradores que já participam das ações de segurança na empresa, outros 60 colaboradores extras auxiliarão na distribuição de materiais nos municípios por onde a ferrovia passa. Um dos slogans da campanha da MRS diz: “O Carnaval é tempo de ser feliz! Não dê bobeira perto dos trilhos”. A empresa também contará com a Equipe Limpa Trilhos – vigilantes em motocicletas – que trafegam na margem da via férrea realizando conscientização das pessoas que utilizam a ferrovia como acesso. O material educativo também chama a atenção para alguns cuidados que devem ser adotados durante as festas, como a escolha de locais seguros para a diversão, usos de identificação, ingestão de líquidos para evitar a desidratação e, principalmente, distância da linha férrea.
Ao longo de oito dias também serão realizadas campanhas em rádio com foco na segurança.
Na Ferrovia Tereza Cristina (FTC) a campanha de segurança foi batizada de “O Carnaval com mais Saúde”. Nos dias 29 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, colaboradores voluntários da FTC, da sua subsidiária Transferro Operadora Multimodal e outras parceiras, distribuíram aos motoristas e pedestres kits educativos na cidade de Tubarão (SC) e em Criciúma. O material entregue à população continha uma sacola automotiva e panfletos com orientações para curtir a folia de forma segura e sadia. A ideia da campanha foi de alertar colaboradores e comunidades sobre os cuidados em relação ao uso de drogas, ao consumo excessivo do álcool, a alimentação e a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). A empresa também aproveitou a oportunidade para intensificar o Programa Paz na Linha, reforçando os cuidados que motoristas e pedestres devem ter ao se aproximarem da linha férrea.
Na América Latina Logística (ALL) a campanha também focou os cuidados pessoais e de segurança nas linhas férreas. Com o slogan “Não deixe seu carnaval perder a graça”, a empresa chama atenção na sua revista interna distribuída aos funcionários e colaboradores, nos murais das suas unidades e em suas redes sociais, para alguns cuidados essenciais nos dias de folia. O material informa que aproveitar o carnaval não tem segredo, contanto que sejam seguidas algumas dicas: “beba muita água, coma alimentos leves, nunca misture bebida com direção e não esqueça do filtro solar”.
De forma divertida e alegre, as concessionárias de ferrovias estão exercendo um papel importante como estimuladores de boas práticas, cumprindo assim, a missão de empresas responsáveis pelo bem-estar dos seus funcionários e das comunidades do entorno.
* Rodrigo Vilaça é presidente-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF)
*Rodrigo Vilaça - 08/02/2013

O Carnaval, a maior festa popular do Brasil, leva multidões de brasileiros e estrangeiros que visitam o País às ruas para desfrutar os quatro dias de folia embalados ao som de sambas e marchinhas. Mas, neste cenário de festejos, há um aumento elevado no consumo de bebidas alcoólicas, drogas e na circulação de pessoas nas ruas. Este somatório nem sempre resulta em alegria.

As concessionárias de ferrovias conhecem bem essa realidade. Por isso, todos os anos, investem em campanhas para alertar a população sobre os cuidados com a saúde e com a segurança, principalmente nas proximidades das linhas férreas.

A Ferrovia Centro-Atlântica(FCA) e a Ferrovia Norte-Sul(FNS), empresas do Grupo Valor da Logística Integrada (VLI), farão a distribuição de material educativo nos cruzamentos entre ruas e ferrovias - nas chamadas passagens em nível (PNs). Também serão afixados cartazes em bares e serão ministradas palestras em escolas situadas nas proximidades dos trilhos de trem. O foco destas ações é de passar a mensagem aos pedestres e motoristas para que aproveitem o carnaval sem riscos, respeitando os avisos de “Pare, Olhe e Escute”, e consumam álcool de forma responsável. A campanha será realizada, em 29 municípios dos estados de Minas Gerais (MG), São Paulo (SP), Goiás (GO), Maranhão (MA) e Distrito Federal (DF).

A MRS Logística também reforçará as suas campanhas educativas durante o período de Carnaval. Serão afixados cartazes e distribuídos leques em bares e locais onde são realizadas as festas. Além de, aproximadamente 200 colaboradores que já participam das ações de segurança na empresa, outros 60 colaboradores extras auxiliarão na distribuição de materiais nos municípios por onde a ferrovia passa. Um dos slogans da campanha da MRS diz: “O Carnaval é tempo de ser feliz! Não dê bobeira perto dos trilhos”. A empresa também contará com a Equipe Limpa Trilhos – vigilantes em motocicletas – que trafegam na margem da via férrea realizando conscientização das pessoas que utilizam a ferrovia como acesso. O material educativo também chama a atenção para alguns cuidados que devem ser adotados durante as festas, como a escolha de locais seguros para a diversão, usos de identificação, ingestão de líquidos para evitar a desidratação e, principalmente, distância da linha férrea.

Ao longo de oito dias também serão realizadas campanhas em rádio com foco na segurança.

Na Ferrovia Tereza Cristina (FTC) a campanha de segurança foi batizada de “O Carnaval com mais Saúde”. Nos dias 29 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro, colaboradores voluntários da FTC, da sua subsidiária Transferro Operadora Multimodal e outras parceiras, distribuíram aos motoristas e pedestres kits educativos na cidade de Tubarão (SC) e em Criciúma. O material entregue à população continha uma sacola automotiva e panfletos com orientações para curtir a folia de forma segura e sadia. A ideia da campanha foi de alertar colaboradores e comunidades sobre os cuidados em relação ao uso de drogas, ao consumo excessivo do álcool, a alimentação e a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s). A empresa também aproveitou a oportunidade para intensificar o Programa Paz na Linha, reforçando os cuidados que motoristas e pedestres devem ter ao se aproximarem da linha férrea.

Na América Latina Logística (ALL) a campanha também focou os cuidados pessoais e de segurança nas linhas férreas. Com o slogan “Não deixe seu carnaval perder a graça”, a empresa chama atenção na sua revista interna distribuída aos funcionários e colaboradores, nos murais das suas unidades e em suas redes sociais, para alguns cuidados essenciais nos dias de folia. O material informa que aproveitar o carnaval não tem segredo, contanto que sejam seguidas algumas dicas: “beba muita água, coma alimentos leves, nunca misture bebida com direção e não esqueça do filtro solar”.

De forma divertida e alegre, as concessionárias de ferrovias estão exercendo um papel importante como estimuladores de boas práticas, cumprindo assim, a missão de empresas responsáveis pelo bem-estar dos seus funcionários e das comunidades do entorno.

* Rodrigo Vilaça é presidente-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF)
 
confederacao
first
  
last
 
 
start
stop

facebooktwitteryoutube