antf.org.br

Você está aqui: Home Associadas Vale EFC

EFC | Apresentação

A Estrada de Ferro Carajás (EFC) integra o sistema multimodal de logística da VALE, a maior empresa de logística e a maior investidora privada em infra-estrutura de logística do Brasil. A EFC liga o interior do Pará ao principal porto marítimo da região Norte, o Porto de Ponta da Madeira, em São Luis, no Maranhão
Inaugurada em 1985, a EFC é atualmente a ferrovia mais moderna e produtiva do Brasil e uma das melhores do mundo. A ferrovia tem 892 km em linha singela, bitola de 1,60m. Ao longo dos trilhos, os vagões da EFC transportam mais de 60 tipos de produtos diferentes, com destaque para cimento, madeira, combustíveis, veículos, produtos siderúrgicos e agrícolas, e, principalmente, para a soja produzida no sul do Maranhão, Piauí, Pará e Mato Grosso, além do minério de ferro e manganês.
Com um moderno sistema de monitoramento da malha ferroviária, o Centro de Controle Operacional da EFC gerencia todas as operações, mantendo contato com o maquinista durante o trajeto e controlando a movimentação dos trens, o que assegura segurança as nossas operações. Além disso, o centro é capaz de localizar trens em circulação e de verificar os estados dos alarmes e as restrições operacionais. Com isso, a EFC garante máxima eficiência, segurança, pontualidade e confiabilidade nos serviços de logística integrada prestados aos clientes.
A Estrada de Ferro Carajás realiza ainda o transporte de passageiros com eficiência e pontualidade. O trem passa por 22 municípios (19 do Maranhão e 3 do Pará), beneficiando milhares de famílias por ser, em muitas delas, o único meio de transporte do qual dispõem. Circulando desde 1986, transporta, em média, 1.500 passageiros por dia. A ferrovia possui também programas voltados para as comunidades vizinhas a ferrovias como o "Educação nos Trilhos", parceria da Fundação Vale do Rio Doce com o Canal Futura, o "Projeto Olha o Trem", de segurança ferroviária, o "Trem da Cidadania", em parceria com o Governo do Maranhão, entre outros programas de sucesso.
O investimento crescente na Estrada de Ferro Carajás reforça o compromisso da VALE com a logística de transportes no Brasil.

 
confederacao
first
  
last
 
 
start
stop

facebooktwitteryoutube