antf.org.br

Você está aqui: Home Notícias Ferrovias promovem ações de segurança no carnaval

Ferrovias promovem ações de segurança no carnaval

O carnaval, a festa mais famosa do Brasil e uma das mais conhecidas no mundo inteiro, está se aproximando. Durante quatro dias, muita música, desfiles, fantasias, descontração, alegria e diversão tomarão conta das ruas e clubes das cidades do país.
Mas para que a festa não se transforme em dor de cabeça para os foliões, são importantes alguns cuidados com a segurança. Preocupadas com o bem-estar das comunidades onde estão inseridas, as concessionárias de ferrovias de carga, promovem campanhas de segurança específicas para esse período de festas.

 

VLI

A VLI, empresa especializada em operações logísticas, desde o dia 9 de fevereiro está realizando blitze educativas ao longo das linhas férreas das ferrovias Centro-Atlântica (FCA) e Norte-Sul (FNS). As ações, promovidas em mais de 45 munícipios, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Maranhão e Goiás e do Distrito Federal têm como objetivo a incentivar foliões a adotarem um comportamento seguro em relação às linhas férreas.
Nos cruzamentos das linhas férreas com ruas e estradas serão distribuídos materiais informativos com alertas importantes. Os folhetos ressaltam, por exemplo, a importância dos dizeres "Pare, Olhe, Escute", presentes nas placas instaladas em travessias, indicando os cuidados a serem adotados pela população. Também alertam a população para não brincar, andar ou estacionar carros perto das ferrovias. As blitze serão realizadas até o dia 17 de fevereiro.

 

FTC

A Ferrovia Tereza Cristina (FTC), há 12 anos realiza o projeto "Carnaval com Mais Saúde", para alertar e orientar os colaboradores e parceiros sobre os cuidados em relação à alimentação adequada, ao uso excessivo do álcool, a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST's) e ao uso de drogas, no período de carnaval.

Neste ano, Transferro Operadora Multimodal subsidiária da FTC, juntamente com empresas parceiras prepararam uma programação diferenciada. Todos os colaboradores vão participar de atividades de integração, para esclarecer as dúvidas mais recorrentes em relação aos cuidados com a saúde, em especial, nesta época do ano por conta das festividades da data. Distribuição de panfletos com orientações para curtir a folia de forma segura e sadia, completam a programação da campanha, que deve atender aproximadamente 350 colaboradores e parceiros, entre os dias 11 e 13 de fevereiro.

 

MRS

A MRS traçou um plano de ação específica para os municípios mais críticos. Visando a segurança dos foliões, ao longo do trecho ferroviário serão realizadas blitze educativas, haverá a distribuição de panfletos e leques com informações de segurança. Também serão fixados cartazes em bares e outros estabelecimentos. Juntamente com o material informativo distribuído, a equipe acompanhará os blocos e desfiles de Escola de Samba que aconteçam próximo à linha.
A empresa também preparou três marchinhas de carnaval que têm como enredo a diversão responsável. O que inclui desde cuidados com alimentação, reforço na hidratação do corpo a orientações sobre o risco de dirigir alcoolizado, a falta de revisão mecânica para quem vai viajar e, principalmente, a atenção redobrada próximo à linha férrea. A orientação vem da equipe de Segurança Patrimonial.

 

VALE

Nos dias 12 e 13 de fevereiro, os passageiros que embarcaram no Trem da Vale receberam preservativos e folders com dicas para festejar o Carnaval com segurança. O material informativo que foi distribuído faz parte da Campanha de Saúde e Segurança que a Vale está realizando em áreas operacionais no Brasil.

O objetivo da iniciativa foi de sensibilizar a população para a adoção de atitudes simples que ajudam a preservar a própria saúde e também a cuidar dos outros. Cerca de duas mil pessoas utilizaram o trem nos dois dias de viagem que antecedem as festas oficiais do carnaval.

 

Fonte: Comunicação ANTF

 
confederacao
first
  
last
 
 
start
stop

facebooktwitteryoutube