antf.org.br

Você está aqui: Home Notícias Nota ANTF – Novo Programa de Concessões

Nota ANTF – Novo Programa de Concessões

A Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), entidade que representa as concessionárias de ferrovias de carga, está otimista com o novo pacote de concessões do Programa de Investimento em Logística 2015-2018, anunciado hoje, 9 de junho, pelo governo federal.

Para a ANTF, os leilões de novos trechos, juntamente com os novos investimentos nas atuais ferrovias concessionadas, criam uma sinergia de ações que se integrarão e, consequentemente, vão destravar o desenvolvimento do setor ferroviário. O resultado esperado pelas ações previstas no programa de concessões é um gradativo incremento da participação do modal ferroviário na movimentação de cargas transportadas e exportadas pelo Brasil, o que é fundamental para a retomada do crescimento econômico País.

A entidade acredita que o amadurecimento de algumas das ações previstas no Programa de Investimento e Logística (PIL), lançado em 2012, confere viabilidade aos leilões das novas ferrovias.

As concessionárias de ferrovias de carga estão abertas a ampliar o diálogo com o governo federal e com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para dar sequência ao processo de negociação de novos investimentos em suas malhas. Destacam, ainda, que estão dispostas a colaborar de maneira incisiva para buscar soluções regulatórias e governamentais que incentivem os investimentos nas malhas já em operação. As empresas concordam que é necessário analisar a peculiaridade de cada malha concedida, conforme destacado pelo Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, durante o lançamento do novo programa de concessões.

 
confederacao
first
  
last
 
 
start
stop

facebooktwitteryoutube