antf.org.br

Você está aqui: Home Notícias Projeto Curta Vitória a Minas da Vale: lançamento dos curtas-metragens já tem data marcada

Projeto Curta Vitória a Minas da Vale: lançamento dos curtas-metragens já tem data marcada

Exibições públicas terão início neste sábado, dia 27/6, em Fundão

O projeto Curta Vitória a Minas chega à reta final e, entre os dias 27 de junho e 13 de julho, moradores de 15 municípios vizinhos à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) que participaram da iniciativa terão a oportunidade de conhecer, em primeira mão, cada uma das histórias que foram retratadas nos 10 meses de realização do projeto. Os filmes serão exibidos em sessões abertas e gratuitas em telas de cinema que serão montadas em ruas e praças de cada uma das cidades participantes, localizadas ao longo da linha férrea da Vale, tanto no Espírito Santo, quanto em Minas Gerais.

Resultado de uma parceria entre a Vale, a Fundação Vale, o Instituto Marlin Azul e o Lab Muy, o projeto Curta Vitória a Minas contemplou os municípios de Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo; e Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Belo Oriente, Antônio Dias, Santana do Paraíso e Nova Era, em Minas Gerais. Inédita, a iniciativa teve como objetivo incentivar os moradores dessas cidades a contarem histórias reais ou fictícias sobre fatos curiosos e personagens marcantes relacionados aos seus respectivos municípios. O objetivo foi contribuir para o fortalecimento territorial e comunitário dessas localidades a partir do registro de sua memória, dos seus costumes, hábitos, lendas e peculiaridades. Como resultado, foram produzidos 15 vídeos, cada um deles com até 12 minutos de duração.

projeto-curta-vitoria-a-minas-contemplou-15-municipios-vizinhos-a-ferrovia-vitoria-a-minas

Projeto Curta Vitória a Minas contemplou 15 municípios vizinhos à ferrovia Vitória a Minas

 

As sessões de cinema nas cidades capixabas serão realizadas entre os dias 27 de julho e 2 de julho e terão início em Fundão, com a apresentação do curta "Vovó, o Trem e Eu". Já no dia 28, domingo, será exibido o curta "O segredo de Giuzzeppe", no município de Ibiraçu. Em João Neiva, a ação está programada para o dia 30 de junho, terça-feira, com o curta "A seta do galo, o terrível". Já em Colatina, a sessão de cinema ao ar livre está marcada para o dia 1º de julho, uma quarta-feira, com a apresentação do curta "O som do silêncio". No dia 2 de julho será a vez de Baixo Guandu, com a exibição do filme "O trem do amor".

Minas Gerais

Dando sequência às apresentações do Curta Vitória a Minas, entre os dias 3 e 12 de julho, diferentes espaços públicos das cidades mineiras de Aimorés, Resplendor, Tumiritinga, Conselheiro Pena, Governador Valadares, Periquito, Belo Oriente, Santana do Paraíso, Antônio Dias e Nova Era serão transformados em cinemas ao ar livre como parte da etapa final do projeto.

Em Aimorés, a ação está marcada para o dia 3 de julho, com o curta "Uma criatura estranha". Já no dia 4 de julho, a mostra chegará a Resplendor, com a exibição do filme "Os primos do mundo". Em Tumiritinga, o projeto entra em cena no dia 5 de julho, com a apresentação do vídeo "O mistério do caboclo". No dia 6 de julho, o Curta Vitória a Minas desembarca em Conselheiro Pena, ocasião na qual será exibido o vídeo "Deslizando nos trilhos".

projeto-curta-vitoria-a-minas-contemplou-15-municipios-vizinhos-a-ferrovia-vitoria-a-minas-b

Gravado em Governador Valadares, curta "Contos de ferroviário" será lançado no dia 13 de julho, encerrando as apresentações públicas

 

Em Governador Valadares, o lançamento do curta "Contos de ferroviário" está marcado para o dia 13 de julho. Já em Periquito, a sessão de cinema ao ar livre vai acontecer no dia 8 de julho, com a exibição do filme "Expedição Rio Doce". Em Belo Oriente, o lançamento do vídeo "Recortes" também já tem data marcada e ocorrerá no dia 9 de julho. "Triste cena, triste sina" será lançado em Santana do Paraíso no dia 10 de julho. No dia 11, a mostra segue viagem até Antônio Dias, com a apresentação do curta "Memórias de um casarão". Finalizando a viagem sobre os trilhos, no dia 12 de julho o Curta Vitória a Minas leva aos moradores de Nova Era o filme "A Carta".

Após serem lançados e apresentados em primeira mão em suas cidades de origem, os filmes produzidos como parte do Curta Vitória a Minas também ganharão as telas das tevês do Trem de Passageiros da ferrovia Vitória a Minas. Os curtas-metragens irão integrar, também, uma coletânea de DVDs a ser distribuída gratuitamente para escolas, bibliotecas públicas, cineclubes, pontos de cultura e outras instituições sociais.

Mais informações sobre o projeto Curta Vitória a Minas podem ser obtidas no site www.curtavitoriaaminas.com.br.

 

Serviço

Lançamento dos curtas-metragens do Projeto Curta Vitória a Minas

Quando: de 27 de junho a 13 de julho de 2015

Mais informações: •Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.• ou www.curtavitoriaaminas.com.br 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Vale – Marta Moreira

 

 

 

 
confederacao
first
  
last
 
 
start
stop

facebooktwitteryoutube