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Novo Trem de Passageiros da ferrovia Vitória a Minas completa um ano

O novo Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), único do Brasil que percorre longas distâncias diariamente, completa um ano de operação nesta semana. Em seu trajeto diário entre o Espírito Santo e Minas Gerais, o trem passa por 51 localidades nos dois estados.

"Há um ano concretizamos um sonho, que foi o de renovar a frota de carros de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas. A aceitação do público em relação aos novos carros nos indica a importância do Trem de Passageiros para as pessoas que utilizam o transporte ferroviário diariamente pelos mais variados motivos, e isso nos dá uma enorme satisfação", declara o gerente executivo de Operações da Estrada de Ferro Vitória a Minas Carlos Quartieri.

Em seu primeiro ano de história, o "Novo Trem", como é carinhosamente conhecido, já transportou quase um milhão de passageiros, volume que representa uma taxa média de ocupação de 90%. Nesse período, muitas histórias marcaram as viagens ao longo dos 664 quilômetros da ferrovia Vitória a Minas que são cobertos pelo Trem de Passageiros.

"Mesmo após um ano de inauguração, ainda recebemos passageiros de diferentes regiões que viajam com o intuito de conhecer os novos carros", informa o gerente de Operações do Trem de Passageiros, Domingos Rocha. É o caso da família de Denise Carvalho Simões, que embarcou no município de Resplendor, em Minas Gerais, onde desfrutou de férias na casa da mãe com o filho, Giovani, de 8 anos e a sobrinha, Yasmim, da mesma idade. "Viemos de ônibus de Belo Horizonte e a volta será no "Novo Trem". Aproveitamos o período de recesso escolar para conhecer os novos carros e, por isso, a volta para casa está gerando uma grande expectativa", contou.

Quem trabalha diariamente no Trem de Passageiros também tem boas histórias para contar. É o caso do Chefe de Trem Abdo Assis, na função há 12 anos e que coordenou a viagem inaugural da nova composição, em 5 de agosto de 2014. "Uma das lembranças mais marcantes que tenho da primeira viagem do Novo Trem foi a receptividade dos moradores de Aimorés. Ao chegarmos à estação da cidade, havia muitos moradores, principalmente crianças, adolescentes e docentes de instituições de ensino do município, com faixas comemorando a chegada do Novo Trem", lembrou.

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Fomento ao turismo regional

O município de Resplendor, em Minas Gerais, é um dos destinos preferidos para aqueles que buscam uma viagem de trem rápida, já que é possível ir e voltar à cidade no mesmo dia viajando no Trem de Passageiros. O passeio é bastante procurado por famílias, cujas crianças desejam conhecer a nova composição. Saindo da Estação de Pedro Nolasco, em Cariacica (ES), de onde o trem parte diariamente às 7h, os passageiros chegam ao município por volta das 11h. Um dos atrativos da cidade é um passeio num mini trem, que leva os turistas para um tour pelos principais pontos turísticos locais. O retorno para a estação de Resplendor, onde o mini trem aguarda a chegada do Trem de Passageiros na cidade, se dá por volta das 16h, horário em que a composição da Vale passa no local para retornar à Estação Pedro Nolasco, destino final da viagem no Espírito Santo.

Sobre o Novo Trem de Passageiros da EFVM

Fruto de um investimento de U$ 80,2 milhões, o Novo Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas conta com conta com 56 novos carros, sendo 10 executivos e 30 econômicos, além de carros restaurante, lanchonete, gerador e cadeirante (destinado a pessoas com dificuldade de locomoção). Cada carro executivo tem capacidade para transportar 57 passageiros. Já nos econômicos acomodam 75 pessoas. Em ambas as classes os carros são climatizados e contam com tomadas elétricas individuais nas poltronas para possibilitar o carregamento de equipamentos eletrônicos, como notebooks e telefones celulares.

Mais modernos, os banheiros receberam novo layout e tecnologias voltadas a priorizar o uso sustentável dos recursos naturais, como a substituição do papel toalha por ar quente para a secagem das mãos. O sistema de descarga é a vácuo, semelhante ao utilizado na indústria da aviação, o que reduz o consumo de água. Além disso, toda a composição conta com detector de fumaça, aumentando a segurança dos usuários.

Os carros da classe executiva contam com sistema de som e iluminação individualizados para dar maior conforto e comodidade aos viajantes. Outro diferencial são as poltronas, mais largas. As novidades contemplam também os carros-restaurante e cadeirante. O primeiro possui 72 lugares, o que representa um acréscimo de 56% em relação às composições que operam atualmente.

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Segurança e conforto

O Novo Trem conta ainda um novo sistema de abertura e fechamento das portas externas, bem como as localizadas entre um carro e outro, que é automático. A travessia entre os carros também mereceu melhorias e ficou ainda mais segura e confortável. Isso porque a conexão entre os vagões passou a ser vedada por um sistema de plástico emborrachado.

Os novos carros de passageiros contam ainda com displays externos e internos, que exibem informações gerais sobre a viagem. Dados como destino e trajeto do trem, número dos carros, estações e paradas de embarque e de desembarque, entre outros, são algumas das orientações voltadas a facilitar ainda mais a viagem.

Sobre a Estrada de Ferro Vitória a Minas

664 km de percurso completo

30 pontos de embarque e desembarque

42 municípios atendidos

1 milhão de passageiros transportados por ano (média histórica)

Preço da passagem (percurso completo):

Executiva - R$ 91

Econômica - R$ 58

 

Fonte: Marta Moreira – Imprensa Vale

 
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