antf.org.br

Você está aqui: Home Notícias Vale realiza campanha de segurança ferroviária em 40 escolas de 23 municípios ao longo da Vitória a Minas

Vale realiza campanha de segurança ferroviária em 40 escolas de 23 municípios ao longo da Vitória a Minas

Até o dia 17 de setembro, a Vale promove uma campanha educativa de segurança ferroviária em escolas de municípios localizados ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), em Minas Gerais e no Espírito Santo. Batizada de Convivência Segura na Ferrovia, a iniciativa faz parte das ações da empresa voltadas a reforçar, com as comunidades, a importância de se adotar comportamentos e atitudes seguras nas proximidades da linha férrea, como observar sempre a sinalização ferroviária antes de atravessar a linha férrea e, assim, reduzir os riscos de ocorrências.

Com o conceito "Você não tem sete vidas. Perto da ferrovia, atenção", a campanha deverá alcançar mais de dez mil alunos de 23 municípios de ambos os estados. Realizada regularmente pela Vale, no Espírito Santo serão contempladas as cidades de Ibiraçú, João Neiva, Aracruz, Fundão, Colatina e Baixo Guandu. Já em Minas Gerais, estão previstas palestras em Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Belo Oriente, Santana do Paraíso, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Antônio Dias, Nova Era, João Monlevade, Rio Piracicaba, Itabira e Barão de Cocais.

vale

A campanha deverá alcançar mais de dez mil alunos de 23 municípios em Minas e no Espírito Santo. Crédito Elson Pereira.

Cabe destacar que a escolha das escolas nas cidades mapeadas foi feita pela proximidade à linha férrea ou por atender alunos que moram em áreas vizinhas à ferrovia. Para atingir a meta, estão previstas cerca de 200 palestras em mais de 40 escolas da rede pública. Durante os encontros, serão reforçados junto aos professores e alunos hábitos e comportamentos seguros que devem ser adotados próximo à linha férrea, como:

- Nos cruzamentos com a ferrovia: pare, olhe e escute;

- Não pegue carona no trem ou salte entre os vagões, mesmo se ele estiver parado;

- Não brinque e nem descanse na linha férrea;

- Não jogue pedra, ou qualquer outro objeto no trem;

- Não descarte lixo na ferrovia;

- Cuidado com redes de alta tensão próximas às linhas de trem;

- Em situações de risco próximo à ferrovia, ligue Alô Ferrovias 0800 285 7000.

vale02

 

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Dona Inês Torres, de Itabira, participaram do lançamento da segunda edição do Programa Amigo da Ferrovia Mirim. Crédito Elson Pereira.

 

Programa Amigo da Ferrovia Mirim

A Escola Municipal Dona Inês Torres, de Itabira, foi a escolhida para o lançamento da segunda edição do Programa Amigo da Ferrovia Mirim, também realizado durante a campanha de segurança ferroviária. Alunos do 5º ano do ensino fundamental receberam uma cartilha com jogos e dicas de segurança para quem convive com a Ferrovia Vitória a Minas. O encontro ainda deu início a um concurso de redação. Os textos deverão responder à pergunta: "o que é ser amigo da ferrovia?".

O autor da melhor redação da escola, que será escolhida pelos professores, receberá o kit de Amigo da Ferrovia Mirim. Todos os municípios que fazem parte da campanha poderão participar e a melhor redação de cada localidade ganhará ainda um passaporte para conhecer o Novo Trem de Passageiros, o Complexo de Tubarão, o Parque Botânico Vale e o Museu Vale. Um responsável da família e um representante da escola também participarão da visita.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Vale – Marta Moreira

 

 
confederacao
first
  
last
 
 
start
stop

facebooktwitteryoutube