antf.org.br

Você está aqui: Home Notícias Fundação Vale leva Projeto Ciclo Saúde a Santana do Paraíso e Antônio Dias

Fundação Vale leva Projeto Ciclo Saúde a Santana do Paraíso e Antônio Dias

Iniciativa promove ações preventivas focadas na atenção básica

Nos dias 15 e 16/9, em Santana do Paraíso, e 17 e 18/9, em Antônio Dias, a Vale, a Fundação Vale e a Usina Hidrelétrica de Aimorés (UHA), em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e o Mestrado em Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá, darão continuidade às atividades do Ciclo Saúde, com a realização de oficinas relativas ao projeto. Desenvolvida no ano passado, a iniciativa visa contribuir para a promoção da saúde das comunidades localizadas nas áreas próximas às operações da Vale, por meio de um ciclo de cooperação técnica baseado na capacitação dos profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde desses locais.

Em Santana do Paraíso, as atividades do projeto serão realizadas na unidade de saúde da família de Ipaba, localizada na Praça Ângelo Romão, das 7h às 16h no dia 15/9, e das 8h às 12h no dia 16/9. Já em Antônio Dias, a programação será das 8h às 17h no dia 17/9 e das 8h às 12h no dia 18/9. Nesta etapa, o foco é capacitar as equipes de Estratégia de Saúde da Família em metodologias e planejamento de atividades coletivas (consultas coletivas, grupos terapêuticos, grupos educativos e outros) e construir um plano de trabalho para a promoção da Saúde da comunidade.

As capacitações buscam contribuir para o aperfeiçoamento técnico das equipes de saúde, além de ser uma possibilidade de ampliar as competências para o planejamento, execução e avaliação de ações em parceria com a comunidade.

"O Ciclo Saúde está presente em 21municípios nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Maranhão e vem apresentando importantes avanços na discussão sobre o fortalecimento da Atenção Básica. São cerca de 650 profissionais de saúde envolvidos neste projeto, empenhados no exercício de aprender e refletir sobre os processos de trabalho e a relação com a comunidade", explica a gerente de Saúde da Fundação Vale, Lívia Zandonadi.

 

Construção conjunta

O Ciclo Saúde é baseado em três etapas, que totalizam 100 horas de formação, sendo 40 horas presenciais e 60 horas por meio da educação à distância. Os temas abordados nas formações são Conceitos e Política Nacional de Atenção Básica, Práticas de Promoção da Saúde, Articulação com a Comunidade, entre outros. Os participantes que concluírem o curso receberão um certificado de extensão.

A Fundação Vale disponibilizou recentemente uma plataforma de aprendizagem online para os participantes. O Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) abriga conteúdos teóricos, textos, vídeos, exercícios e fóruns de discussão. Em Minas Gerais, 14 municípios fazem parte do projeto: Santa Barbara, Belo Oriente, Nova Era, Conselheiro Pena, Periquito, Antonio Dias, Coronel Fabriciano, Rio Piracicaba, Santana do Paraíso, Tumiritinga, Aimorés, Resplendor, Itueta e Catas Altas.

 

Fundação Vale

A Fundação Vale atua na frente de saúde por meio do desenvolvimento de ações que visam contribuir para o aperfeiçoamento da prática clínica e adoção de estratégias e metodologias em promoção da saúde por equipes da Atenção Básica, localizadas nas áreas de influência da Vale.

 

Sobre o CEDAPS

Criado em 1993, o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, cuja missão é promover a plena participação de comunidades populares nos processos de desenvolvimento e aprimoramento de políticas públicas que atuam nestes territórios, contribuindo para a promoção da saúde, a garantia de direitos e a equidade.

 

Sobre o Mestrado de Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá

A partir de uma cooperação técnica, o projeto contará com os processos de acompanhamento, monitoramento e avaliação técnica realizado em parceria com pesquisadores e alunos do Mestrado de Saúde da Família da Universidade Estácio de Sá.

 
confederacao
first
  
last
 
 
start
stop

facebooktwitteryoutube