antf.org.br

Você está aqui: Home Notícias Semana Nacional de Trânsito: Campanha alerta sobre a importância do comportamento seguro em linhas férreas

Semana Nacional de Trânsito: Campanha alerta sobre a importância do comportamento seguro em linhas férreas

Na manhã desta terça-feira (22), a VLI, empresa que controla aFerrovia Centro-Atlântica (FCA), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Alagoinhas, a Polícia Militar do Estado da Bahia, o Corpo de Bombeiros e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizarão um simulado de abalroamento na passagem de nível da Rua Quintino Bocaiuva, no Centro de Alagoinhas. A ação preventiva tem como objetivo reforçar dicas de segurança sobre a travessia na linha férrea e faz parte das atividades previstas para a Semana Nacional de Trânsito.
Durante o simulado, serão distribuídos materiais educativos que esclarecem, por exemplo, o fato de um trem carregado poder levar até um quilômetro para parar completamente após o acionamento dos freios de emergência. Por isso, ao notar a aproximação da composição, motoristas e pedestres nunca devem se arriscar. Os maquinistas são treinados para acionarem buzinas e faróis das locomotivas ao trafegarem em trechos urbanos.
O artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que os trens têm preferência de passagem sobre os demais veículos. A legislação também prevê que o condutor que não para antes de transpor a linha férrea comete infração gravíssima e pode ser multado, além de perder sete pontos na carteira (artigo 212).
Ações em oito cidades baianas
Até sexta-feira (25), a VLI, empresa que controla as ferroviasCentro-Atlântica (FCA) e Norte Sul (FNS), realiza uma mega campanha em sete estados e no Distrito Federal para reforçar dicas que ajudam a promover uma convivência harmônica entre comunidades e ferrovia. Na Bahia, estão previstas ações em oito cidades, entre elas Brumado, Iaçu e Simões Filho. Ao longo da semana, equipes da empresa promoverão palestras em autoescolas e instituições de ensino, além de blitzes educativas nas principais passagens de nível dos municípios.
Durante as atividades, são repassadas orientações como não andar nem estacionar o carro próximo à linha férrea, evitar jogar lixo ou qualquer outro objeto nos trilhos, e não transpor cruzamentos sem observar as recomendações de segurança (Pare, Olhe, Escute). A VLI realiza ações educativas durante todo o ano nas principais cidades por onde passam a FCA e a FNS. Além disso, tem investido constantemente em iniciativas que visam reforçar a segurança ao longo das vias. Entre as medidas adotadas está o reforço das sinalizações em passagens de nível.

 

Fonte: NOTÍCIAS DE ALAGOINHAS - BA

 
confederacao
first
  
last
 
 
start
stop

facebooktwitteryoutube