antf.org.br

Você está aqui: Home Notícias Estação Saúde promove ações preventivas no trem de passageiros da EFC

Estação Saúde promove ações preventivas no trem de passageiros da EFC

A ação de saúde realizada dentro do trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) atraiu boa parte dos usuários do trem que viajaram pela ferrovia na última semana de outubro. Durante dois dias, os 23 profissionais da área de Saúde do Estado do Maranhão realizaram ações de educação e promoção da saúde fizeram a entrega de cerca de três mil kits, entre materiais para higiene bucal e conteúdo informativo sobre a saúde do homem. Somado à entrega de kits, a equipe também realizou cerca de 800 testes rápidos para HIV/AIDS, Sífilis e Hepatite, além de 64 exames de Hanseníase. Como resultado, a Estação Saúde viabilizou mais de três mil atendimentos.
Esta é a quinta vez que a Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão, Vale e Fundação Vale se unem para oferecer serviços de saúde dentro do trem de passageiros da EFC. Na quinta-feira, quando o trem parte partiu às 8h da Estação de Passageiros de São Luís, a mobilização dos passageiros ficou por conta do grupo Cambalhotas, que percorreu todos os vagões com instrumentos musicais para fazer o convite de forma lúdica. No dia seguinte, a mobilização foi iniciada em Açailândia e só encerrou com a chegada do trem em São Luís. Para realizar os atendimentos, dois vagões foram adaptados para receber os passageiros.
A saúde do homem e da mulher foi o principal tema tratado nesta edição do projeto. Além de testes e exames, os passageiros também puderam utilizar serviços como verificação da pressão arterial, glicemia e saúde bucal. Eu gostei muito do atendimento, achei que é uma boa ideia e acho que deve ser feito mais vezes, porque na cidade onde moro não tem muita oportunidade e quando tem é um processo demorado. Aqui o atendimento é bom, as pessoas fazem de tudo para a gente se sentir bem confortável e tem muitas informações interessantes. Consegui tirar muitas dúvidas , conta Ana Jessica, que seguia viagem para a cidade de Arari (MA).
A Campanha Estação Saúde foi realizada pela primeira vez em 2013. Em cinco edições, foram realizados mais de dez mil atendimentos. O serviço de transporte ferroviário de passageiros oferecido pela Vale atende 27 municípios, sendo 23 no Maranhão e quatro no Pará.

Fundação Vale
A Fundação Vale é parceira da Vale em nossa missão de ?transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável?.
Com quase 50 anos de existência, a Fundação Vale busca deixar um legado positivo nos territórios, potencializando as oportunidades proporcionadas pelo crescimento econômico gerado pela mineração e qualificando os investimentos sociais corporativos.

Fonte: IBRAM

 
confederacao
first
  
last
 
 
start
stop

facebooktwitteryoutube