antf.org.br

Você está aqui: Home Notícias VLI registra resultados positivos em programa de mecanização das manutenções em ferrovias

VLI registra resultados positivos em programa de mecanização das manutenções em ferrovias

Operações com esmerilhadora de trilhos adquirida na segunda etapa do projeto já superaram meta de produção estipulada para 2015

A VLI, empresa especializada em operações que integram ferrovias, portos e terminais, registrou durante o último mês mais um marco no seu Programa de Mecanização de Via Permanente. A esmerilhadora de trilhos adquirida pela companhia completou um ano de operação e bateu a meta de produção estipulada para 2015. O equipamento fabricado nos Estados Unidos otimiza os trabalhos de manutenção executados na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

Além de retirar defeitos superficiais dos trilhos, a máquina da VLI também possibilita o condicionamento do contato da estrutura metálica com as rodas de locomotivas e vagões. Assim, esse trabalho de manutenção viabiliza um aumento de até 30% na vida útil dos trilhos, além de gerar economia no consumo de combustível das locomotivas e redução no índice de interdições nas linhas férreas. Nos dez primeiros meses deste ano, a equipamento esmerilhou uma extensão total de mais de 600 quilômetros da FCA.

A aquisição da esmerilhadora faz parte da segunda etapa de um programa da VLI que tem o objetivo de mecanizar as intervenções preventivas nas linhas férreas controladas pela companhia. Ao total, o plano estabeleceu a compra de 25 equipamentos de grande porte e de apoio no período entre 2009 e 2016.

"A mecanização das atividades de manutenção de via permanente é inevitável. Esse processo traz um grande ganho em relação à segurança dos empregados que atuam em campo e também possibilita o aumento da produtividade aliado à redução de custos operacionais. O esmerilhamento de trilhos é uma técnica com resultados já comprovados e a VLI se preparou para extrair o máximo dessa tecnologia. Começamos muito bem, os resultados alcançados neste primeiro ano estão sendo excelentes", analisa Jean Carlos Espindola, gerente de Engenharia de Via Permanente da VLI.

A terceira etapa do Programa de Mecanização de Via Permanente se inicia em 2017. Até lá, a empresa já terá capacitado mais de 50 empregados para operar e manter os equipamentos que vem sendo adquiridos.

Esmerilhadora-00

esmerilhadora-01

 

Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Fonte: Comunicação e Imprensa VLI

 
confederacao
first
  
last
 
 
start
stop

facebooktwitteryoutube