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Com investimento aproximado de R$ 500 mil, sistema da MRS possibilita maiores ganhos para transportadores, fornecedores e clientes

Visualização da localização atual do produto, horário de saída da origem, previsão de chegada ao destino, são alguns dos benefícios do sistema que pode ainda mostrar o acompanhamento de cada mercadoria através da nota fiscal

Kamila Donato

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Com o objetivo de disponibilizar e trocar informações realizadas entre a empresa, clientes e fornecedores, a MRS desenvolveu um sistema de Acompanhamento de Cargas, que entre as suas principais funções possibilita ao usuário o acompanhamento do transporte que está sendo realizado, com possibilidade de visualizar a localização atual do produto, horário de saída da origem, bem como a previsão de chegada ao destino.

Com investimento ao longo de cinco anos que chegam a aproximadamente R$ 500 mil, a companhia já possui clientes em seu uso como Vale, Usiminas, CSN, Fibria, AB Areias, Cimento Tupi, Cimento Holcim, dentre outros. Utilizado desde 2010, "o sistema surgiu para atender a necessidade de previsibilidade de entrega da carga e vem desde então recebendo melhorias e customizações", c

De acordo com ela, o sistema permite ainda, a visualização de histórico dos transportes realizados em períodos anteriores, com informações de datas e horários, inclusive quando há o complemento do transporte ferroviário pelo modal rodoviário. As informações apresentadas sempre possibilitam a estratificação em maiores detalhes até a possibilidade de acompanhamento de cada mercadoria através da nota fiscal.

foto-relatorio.5-B-5070-e1453841369424Segundo Santos, a plataforma única pode melhorar, e muito, o resultado de entrega dessa carga. "O sistema contribui com a agilidade da informação e permite melhor planejamento de clientes e fornecedores, sendo possível para clientes até mesmo a alteração na decisão de priorização de entrega. Atributos esses considerados diferenciais na prestação do serviço logístico", disse.

O sistema que traz ainda a possibilidade de os fornecedores utilizarem as informações do sistema para se programarem para realização dos serviços contratados, além de informarem a realização dos mesmos. O que, segundo ela, promove a integração e agilidade na troca de informações com a operação e controle MRS, que também é realizada com vários clientes. Os fornecedores ainda utilizam o sistema para realizar o faturamento pelos serviços prestados.
A coordenadora esclarece ainda que são considerados como serviços acessórios aqueles que são complementares à ferrovia (pontas rodoviárias, enlonamento e terminais). "Os fornecedores dos serviços acessórios contratados pela MRS obrigatoriamente devem registrar o planejamento e realização das entregas e/ou recebimento da carga. As informações geradas são validadas pelo sistema de Acompanhamento de Carga através de interface com sistema de faturamento da companhia, liberando então a emissão de cobrança pelo fornecedor", explica.

Quando colocado como um tipo de modernização que poderia ajudar a melhorar a competitividade das ferrovias frente ao rodoviário, Santos diz que muitos transportadores rodoviários oferecem o rastreamento de carga por satélite, e explica que o sistema Acompanhamento de Cargas da MRS ajuda a melhorar a competitividade na medida que oferece suporte além do rastreamento, "com diferencial de previsibilidade de chegada e gerenciamento de fila, apresentando-se como solução mais completa para a logística do cliente".

Por existirem poucos casos de roubo na ferrovia, ela explica ainda que o sistema não foi concebido com finalidade similar à do rodoviário. "A principal finalidade é auxiliar no gerenciamento e planejamento do transporte", acrescenta. Ainda segundo ela, a MRS possui um processo de constante revisão dos seus sistemas, o que inclui o Acompanhamento de Cargas, com base nos retornos obtidos pelos clientes, fornecedores e demais usuários. "O sistema funciona como uma plataforma online, onde perfis de acesso são criados de acordo com a natureza do usuário (cliente/fornecedor). Portanto, o Acompanhamento de Cargas se mantém em melhoria contínua, focado em evoluções que buscam melhorar follow-up dos processos", finaliza.

 

Fonte: Guia Marítimo

 
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