antf.org.br

Você está aqui: Home Notícias Patrulha da Limpeza

Patrulha da Limpeza

Rumo ALL entrega equipamentos para implantação de projeto inédito na ferrovia

Iniciativa utiliza mão de obra de detentos que cumprem pena no semiaberto

Na última sexta-feira, dia 29 de janeiro, aniversário de Piraquara, a Rumo ALL fez a entrega dos equipamentos para efetivar o projeto "Patrulha da Limpeza". Firmado em parceria com a Prefeitura de Piraquara e o Departamento de Execução Penal do Paraná, o convênio prevê a formação de equipes para atuarem na conservação de vias públicas e da faixa de domínio da ferrovia, com a utilização da mão de obra de detentos que cumprem pena no regime semiaberto.

De acordo com Carmen Maron, coordenadora de Relações Sociais da Rumo ALL, a escolha da data para entrega dos materiais foi uma forma de presentear a cidade. "A gente quis fazer a entrega no dia do aniversário para presentear Piraquara. Estamos muito contentes em efetivar um projeto de grande relevância social que queremos no futuro expandir para outros municípios", explicou.

Na oportunidade, o Prefeito Marcus Tesserolli, recebeu da Rumo ALL equipamentos de proteção individual, coletes de identificação, roçadeiras, sopradores, além de um ônibus que fará o transporte das equipes. "Piraquara surgiu e cresceu no entorno da linha férrea e hoje é uma satisfação contar com uma empresa parceira que acredita no nosso potencial e nos ajuda a desenvolver o município", destacou o Prefeito Marquinhos.

Também participaram da entrega os secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Leverci Silveira Filho, Infraestrutura, Girlei Eduardo de Lima, Planejamento e Coordenação, José Luis Pedroza, o Diretor da Colônia Penal Agroindustrial do Paraná, Ismael Meira, além de colaboradores da Rumo ALL.

 

Patrulha da Limpeza

Inédito no segmento ferroviário, o convênio prevê a execução de serviços de capina, roçada, coleta e destinação correta de resíduos sólidos na extensão da faixa de domínio da ferrovia e em todo o perímetro urbano de Piraquara. Os serviços serão coordenados pela Prefeitura de Piraquara. Nas próximas semanas os detentos receberão qualificação e capacitações para executar os trabalhos. As equipes começam a atuar efetivamente ainda este mês.

 

Em Piraquara presos já trabalham para a cidade

Em Piraquara, um termo de cooperação entre a Prefeitura Municipal e o Departamento de Execução Penal do Paraná já utiliza mão de obra de detentos na conservação da cidade em troca da redução das penas. Por meio do convênio com a Rumo ALL será possível expandir a área de atuação dos reeducandos. A iniciativa possibilita a redução da pena, ocupação laborativa e a reinserção social. Eles ainda aprendem uma profissão, complementam a renda dos familiares e ainda dão um retorno para a sociedade.

IMG 8842

img02

 
confederacao
first
  
last
 
 
start
stop

facebooktwitteryoutube