antf.org.br

Você está aqui: Home Notícias MRS - COMBATE AO AEDES AEGYPTI

MRS - COMBATE AO AEDES AEGYPTI

A EXPECTATIVA É DE RETIRAR CERCA DE 300 M³ DE LIXO, QUANTIDADE QUE, EM VOLUME, EQUIVALE A 300 CAIXAS D´ÁGUA DE MIL LITROS

TM 2-1024x630O Aedes aegypti sempre foi um vilão da saúde pública por ser o vetor responsável pela transmissão da dengue e da febre amarela. Com a identificação de novas doenças como a Febre Chikungunya e o Zika Vírus, o mosquito ganhou mais destaque e combatê-lo é um dever de todos. A MRS, em parceria com a prefeitura de Belo Horizonte, organizou um mutirão de limpeza da linha férrea.

A ação, que aconteceu essa semana e continua nos próximos dias, é voltada, principalmente, para alguns pontos críticos na região do Barreiro. Além de eliminar os focos da dengue e das demais doenças, a expectativa é de retirar, somente nesta semana, cerca de 300 m³ de resíduos deste local, isto equivale, em volume, a 300 caixas d´água de mil litros.

"A ferrovia não gera lixo. Mesmo assim, precisamos retirar todo esse material da faixa de domínio para garantir o bem estar e a saúde da própria população. Por isso, é importante que a comunidade seja nossa parceira não descartando o lixo de forma irregular na ferrovia", ressalta a analista de Responsabilidade Social da região, Anna Ezilda Ribeiro.
Ao todo, estão sendo percorridos seis quilômetros de linha férrea das cidades de Belo Horizonte (bairros: Átila de Paiva, Jatobá, Tirol, Lindéia, Vila da Paz e Barreiro) e Contagem (bairro Industrial).

"No mutirão, vamos ter de 25 a 30 funcionários trabalhando durante todo o dia para garantirmos a limpeza. Mas é importante ressaltar que, ao longo dos próximos três meses, vamos reforçar a nossa atuação por aqui", revela o especialista em infraestrutura da malha João Mendes.

 

Etapas do serviço

Para que o mutirão seja realizado da forma adequada, o serviço ocorrerá em três etapas:

1. Roçada da vegetação;

2. Mutirão de limpeza (eliminação dos possíveis focos do mosquito e recolhimento do lixo residencial);

3. Retirada do entulho (material mais volumoso). Esta é a última etapa, pois é necessária a presença de maquinário pesado no local e, para garantir a segurança dos trabalhadores, é desejável que haja o menor número de pessoas na faixa de domínio.

 

Localidades críticas

De acordo com informações da prefeitura, em 2015 foram confirmados mais de 15.934 mil casos de dengue na capital mineira. Algumas regiões se destacaram nas estatísticas:

1º Zona Norte: 3.077 casos confirmados;

2º Zona Noroeste: 2.898 casos confirmados;

3º Barreiro: 2.817 casos confirmados.

 

"Esse trabalho de limpeza certamente terá uma repercussão muito positiva no combate ao Aedes", avalia o Secretário Adjunto de Administração Regional Municipal Barreiro, Cláudio Vilela.

 

Saiba mais

O lixo e o entulho descartado irregularmente às margens da linha férrea, além de serem abrigos para roedores, insetos e outros animais, podem acumular água trazendo diversos problemas para as comunidades. Saiba mais sobre este assunto aqui.

 
confederacao
first
  
last
 
 
start
stop

facebooktwitteryoutube