antf.org.br

Você está aqui: Home Releases Lideranças apontam os principais desafios do setor metroferroviário para os próximos anos

Lideranças apontam os principais desafios do setor metroferroviário para os próximos anos

Principal encontro do segmento na América Latina, NT Expo - 17ª Negócios nos Trilhos acontece até quinta(13) no Expo Center Norte, em São Paulo

Promissor, o segmento metroferroviário brasileiro tem grandes desafios pela frente, segundo lideranças empresariais presentes à NT Expo - 17ª Negócios nos Trilhos, principal encontro do segmento na América Latina que acontece até quinta (13), no Expo Center Norte, em São Paulo. O aumento da malha ferroviária, integrando o Norte e Norte com o Sul e Sudeste, e a renovação da frota nacional são alguns dos assuntos da agenda de ações do setor para os próximos anos.

Durante a 2ª Edição do Rail Brazil Tech & Business Summit, evento paralelo à NT Expo, o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, apresentou detalhes da proposta de renovação da frota nacional que foi encaminhada para o Governo Federal. "A necessária substituição das locomotivas e vagões tem o objetivo de modernizar a frota, mas é essencial, também, para acabar com a montanha russa da indústria nacional, promovendo a sustentabilidade. Houve anos que registramos queda de 80% na cadeia que atende o setor", explicou.

Para o presidente executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Gustavo Bambini, um dos grandes desafios do setor é ampliar a malha, que hoje é concentrada no Sul e Sudeste. Ele chamou a atenção, também, para o novo marco regulatório do segmento que o governo pretende implantar e que cria um modelo que separa o gestor do operador da malha. "Alguns contratos só vão expirar em 2026 e será necessário, portanto, uma adaptação para que os dois modelos funcionem simultaneamente", disse.

Instituto Nacional de Pesquisas Ferroviárias pode iniciar as atividades em 2015
Dez anos após o início dos estudos para sua implantação, o Instituto Nacional de Pesquisas Ferroviária (PNPF) pode iniciar suas atividades em 2015. Quem garante é o diretor de Infraestrutura Ferroviária do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Mário Dirani. Ele também proferiu palestra na 2ª Edição do Rail Brazil Tech & Business Summit, evento paralelo à NT Expo. "O instituto já tem a aprovação do Ministério do Transporte. O próximo passo é definir sua sustentabilidade financeira e modelagem jurídica", destacou.
Dirani disse que algumas áreas já estão sendo estudadas para a instalação do local onde funcionará a sede ou área de pesquisas do INPF. "Temos três opções: a área da antiga rodoferroviária de Brasilia, uma área próxima da Estação Barão de Mauá, no Rio de Janeiro, ou a Estação Boa Vista, em Campinas". O Instituto tem o objetivo de unificar as pesquisas realizadas sobre o segmento e promover, também, a formacão profissional, treinamento, normatização e certificação.

Livro sobre Engenharia Ferroviária é lançado no Espaço Inovação+Mobilidade
O engenheiro Rui José da Silva Nabais, mestre em Engenharia de Transportes pela Coppe/UFRJ, lançou na tarde desta terça (11), durante a NT Expo - 17ª Negócios nos Trilhos, o Manual Básico de Engenharia Ferroviária, produzido pela editora Oficina de Textos. Ele fez a apresentação da obra no Espaço Inovação+Mobilidade, que tem um extensa programação de palestras até quinta (13).

A publicação reúne a colaboração de profissionais com especialização em estudos operacionais, projeto, manutenção e material rodante, tornando-se um material de referência para consulta para profissionais e estudantes do setor de transporte ferroviário. A obra aborda os conceitos básicos; as principais noções sobre equipamentos, operação e manutenção da via permanente; e todas as etapas de um projeto de ferrovia, englobando estudos operacionais, básicos e de infraestrutura.

Empresas apostam em inovação e mercado aquecido
A Motorola Solutions, uma das expositoras da NT Expo - 17ª Negócios nos Trilhos, aposta na inovação para ampliar sua presença no segmento metroferroviário. A empresa trouxe para a feira o software RIC (Real Time Intelligence Console), que proporciona uma visão operacional unificada, ao transformar dados analíticos e de múltiplas fontes - como voz por rádios, vídeos, imagens, sensores, alarmes e consoles de despacho - em informação inteligente.

Para mostrar o funcionamento do software a Motorola instalou, no pavilhão da NT Expo, uma cabine de trem para apresentar suas soluções de tecnologia e comunicação que permitem o controle operacional, controle de frota inteligente e em tempo real, localização de veículos e pessoas e gerenciamento dos elementos de telemetria dos sistemas de transporte público.

Outra empresa que aposta no transporte metroferroviário no País é a Cummins Sout America. "Existe a real necessidade de investimento no País em transporte ferroviário no curto, médio e longo prazo para o alívio da malha rodoviária e ainda para a contribuição da modalidade urbana que está em desenvolvimento, a exemplo dos metrôs", disse o diretor comercial da DCML (Distribuidor Cummins Minas), Roberto Galinari.

NT Expo - 17ª Feira Negócios nos Trilhos
Data: 11, 12 e 13 de novembro.
Horário: 13 às 20h.
Local: Expo Center Norte.
Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo.
Programação no site www.ntexpo.com.br

Sobre a NT Expo – 17ª Feira Negócios nos Trilhos 2014
É o principal encontro do setor de transporte metroferroviário da América Latina e reúne os principais players do mercado, carga e passageiro, nacionais e internacionais e toda a cadeia produtiva atuando como plataforma de geração de negócios, networking e melhores práticas. Em 2013 reuniu mais de 200 empresas, de 21 países e atraiu 8.339 visitantes. Em 2014, a NT Expo – Negócios nos Trilhos acontece entre os dias 11 e 13 de novembro, das 13 às 20 horas, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Sobre a UBM Brazil - www.ubmbrazil.com.br
É uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios. Está presente em 30 países, trabalhando para criar oportunidades de negócios e visibilidade às empresas.

Atendimento à Imprensa:
Vivian Giuzio
•Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.• •Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.•
13 – 9 9621-6622
SKYPE: conteudo.empresarial

Valeria Bursztein
•Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.• •Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.•
11 – 9 9104-2031
SKYPE: vbursztein

Júlia Teodoro
•Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.• •Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.•
13 – 9 8145-0372
SKYPE: julia_teodoro

 
confederacao
first
  
last
 
 
start
stop

facebooktwitteryoutube